Lugar de Preto é

Lugar de Preto é

Ocupe o seu lugar no Marketing Digital!

500 vagas dos nossos cursos introdutórios estão abertas para a inscrição gratuita de pessoas pretas ou pardas

Sobre a Ação

Por que razão há menos pessoas pretas no ambiente corporativo?

Por que razão há menos pessoas pretas nos cargos de C-Level?

Por que razão há mais pessoas pretas na pobreza?

A resposta para essas perguntas é uma só: racismo estrutural.

Este é um assunto muito profundo, mas, resumidamente, racismo estrutural é um conjunto de práticas institucionais, históricas e culturais que beneficia determinado grupo (pessoas brancas) e prejudica outras (pessoas pretas).

Como isso se deu na prática: a escravidão é maior prova do racismo. E seu processo de abolição é a maior prova de que não basta ser contra o racismo, é preciso ser antirracista. Isso porque, a abolição, realizada no Brasil em 1888, não contemplou políticas públicas de educação e empregabilidade para a população negra.

Na prática, os negros deixaram de ser escravos, mas seguiram marginalizados, uma vez que não houve um processo de integração. Saíam da casa grande e foram para onde? Com que dinheiro?  O resultado disso dá corpo às perguntas que encabeçam esse texto. Foram marginalizados. 

Por essa razão, não adianta apenas saber que o racismo existe. É preciso praticar o antirracismo, isto é, corrigir essas falhas. Sociedade pública e privada, ainda que de maneira pontual e lenta, vêm buscando maneiras de corrigir essa injustiça histórica com essa parte da população. 

Neste contexto, após realizarmos uma reavaliação profunda na cultura das empresas do Grupo Raccoon, que busca sempre lidar com as diferenças e tomar ações concretas sobre elas, reconhecemos  as desigualdades na vida cotidiana de uma pessoa negra frente às pessoas não negras, especialmente no quesito oportunidades de trabalho no mercado do Marketing Digital, que é onde estamos inseridos.

Com base nessa observação, vimos como obrigatoriedade que nós, da Universidade Raccoon, assumíssemos uma postura antirracista, em combate à discriminação estrutural que ainda é a realidade do mercado.

Estamos dedicados a direcionar esforços para fazer a nossa parte para tentar  minimizar e gradativamente reduzir as distâncias socioeconômicas que permeiam a vida da pessoa preta no Brasil.

E assim surgiu a campanha Lugar de Preto, onde oferecemos 500 vagas gratuitas dos nossos cursos introdutórios para pessoas pretas ou pardas darem os seus primeiros passos no Marketing Digital, capacitando-as para que possam ocupar espaços no mercado em busca de um futuro com mais respeito.

Como funciona?

Clique no botão abaixo para preencher o formulário e aguarde a confirmação do recebimento da inscrição por email. Lá te guiaremos para os próximos passos! 

Reforçamos ainda que contra o racismo estrutural é fundamental uma política antirracista estruturada. Essa ação é uma parte pequena do nosso compromisso com essa e qualquer outra causa relacionada à diversidade e à igualdade de direitos.

Produção

Contato